sexta-feira, 19 de março de 2010

The List: Sílvia Pontes, álbuns fotográficos e livros de honra

O fornecedor seleccionado é a Sílvia Pontes, que desenvolve um projecto de artesanato contemporâneo e encadernação com produção de peças personalizadas: álbuns de fotografia e livros elaborados pelo método manual, utilizando papeis, tecidos, colagens, impressões e gravações, que muitas das vezes se fundem com tintas em tons alegres e vibrantes.
 Fiz umas perguntas à Sílvia:

Qual é a importância de um álbum/livro de honra?
Como a capacidade de recordar às vezes nos prega partidas e esquecemos bons momentos da nossa vida, o álbum de fotografias regista imagens e um simples livro de honra relata as palavras amigas de um dia e pessoas importantes.  

O que te distingue da multidão?
Ter um ofício que está quase extinto e ter tido a possibilidade de o adaptar às necessidades do nosso quotidiano, conciliando as novas tendências, um pouco de tecnologia e a sabedoria das técnicas manuais.
A principal regra é, oferecer boa qualidade de materiais e acabamentos. Dar largas à imaginação, e sobretudo, que cada encomenda, consiga satisfazer ao máximo o pedido do cliente, não descuidando pormenores técnicos.
O facto de cada cliente/amigo, ter a possibilidade de personalizar um álbum de fotos, um livro de honra, ou uma caixinha a seu gosto pessoal, acaba por se destacar e captar a atenção de quem procura este tipo de artigo. Para mim, é fantástico, porque são poucos os trabalhos que quase se repetem.

Como definirias o teu tipo de abordagem/trabalho?
Em particular, todos os trabalhos são meticulosamente preparados. Todo o processo de criação e produção, é manual. É necessária muita dedicação e entrega total do nosso tempo. A ideia é ultrapassar os critérios impostos nas produções em série, que por vezes se tornam impessoais e impossíveis de ser algo que se identifique connosco.  

Como e com que antecedência devem os noivos contactar-te?
Como todo o processo é artesanal, demorado e personalizado, convém encomendar logo que lhe seja possível. Outono/Inverno, podem contactar-me com 1 a 1 mês e meio de antecedência. Primavera e Verão, com 2 a 3 meses, no mínimo.

Que tipo de serviços poderão contratar?
Apesar de gostar de confeccionar algumas lembranças em tecidos, utilizando impressões e transferes, álbuns de fotografia, livros de honra e respectivas embalagens/estojos para os acompanhar, ofereço serviço de encadernação e impressão de portfolios, teses e cardápios. Cada peça, ou tipo de encadernação, poderá ser previamente encomendada por medida, alterando cores, matérias primas, formatos, tamanhos, acessórios, impressões e gravações.

O teu trabalho é local, regional, nacional?
Neste momento, o meu trabalho chega a todo território nacional incluindo Açores e Madeira. Para outros países, tem-se verificado um aumento. Suíça, Estados Unidos, Angola e Brazil com alguns envios. França e Reino Unido com mais frequência.

Para Contactar a Sílvia Pontes:
www.silviapontes.com, atelier@silviapontes.com e t.: 963 284 824

7 comentários:

designevents disse...

boa escolha Susana - especialmente os infantis, muito bonitos e visualmente perfeitos. Mãos de fada para trabalho de artesão. Vou certamente recomendar.

Brancoprata disse...

Acho o trabalho da Silvia, para além de bonito, muito inspirador! Ainda não tive o prazer de trabalhar com ela mas espero faze-lo num futuro próximo, é sem dúvida um nome a reter!

Susana disse...

O trabalho dela é muito impressionante, em termos de acabamento e qualidade, é perfeito.
Fez um álbum para uns clientes meus, com a ilustração do convite Springlink e estava lindo, lindo!

Graciete disse...

São absolutamente lindos - muitos parabéns para esta artesã nacional! Não parecem ficar de todo atrás dos líderes de mercado conhecidos lá fora.

Aproveito para acrescentar que este blog, o seu conteúdo e a iniciativa por detrás da sua concepção e realização são uma autêntica delícia visual.

Enormes felicitações Susana, e um forte bem hajam aos artistas já destacos. É muito refrescante ver que se faz bonito e bem cá em Portugal.

Pinga Amor disse...

Que perfeição de trabalho! Não conhecia a Sílvia e fiquei fã.

Sem dúvida um trabalho para divulgar e apreciar.

Mais uma vez Susana,dás-nos a conhecer coisas incríveis.Parabéns!

Susana disse...

olá Graciete, q palavras tão simpáticas...obrigado!
fique atenta que haverá novidades graúdas em breve...!

Graciete disse...

Ooops! Ignorem o 'typo' - queria dizer 'destacados' e não 'destacos', como é óbvio! Ai que vergonha ;o)

Isto de pensar mais depressa do que se escreve (e logo no idioma que o meu cérebro tem tendência para relegar para segunda opção) tem destas coisas!

Vou ficar à espera sim senhora às novidades que aí vêm!